rss

Diretor de Livro e Leitura do MinC manifesta apoio à Campanha Por mais livro e leitura na programação das TVs abertas!


Desde o início da Campanha Por mais livro e leitura na programação das TVs abertas, em novembro do ano passado, a Diretoria de Livro , Leitura e Literatura do Ministério da Cultura vem ajudando a divulgar a iniciativa. Agora, o titular da pasta, Fabiano dos Santos, decidiu apoiar pessoalmente a nossa ideia e mandou um depoimento para ser anexado à Carta que será entregue à Diretoria da Abert.

Assim como Fabiano, várias pessoas e entidades já formalizaram o apoio e ainda há tempo para quem quiser fazer parte, você também pode participar e contribuir para que o Brasil com a ajuda dos meios de Comunicação e, principalmente, da Televisão seja cada vez mais um país de Leitores.

Abaixo, o depoimento do Fabiano dos Santos

"Acreditamos no poder humanizador da literatura. Sabemos que a leitura torna os sujeitos mais sensíveis, tolerantes, democráticos e livres. Embora escritores, intelectuais, professores, editores, ONGs, entidades privadas e públicas, bem como livreiros travem uma cruzada pela sua difusão, os índices de leitura literária no Brasil ainda são insignificantes. É urgente que o país se transforme num país de leitores para que nossos horizontes civilizatórios se ampliem. Observamos que a TV, cada vez mais, é capaz de influenciar atitudes, mudar comportamentos e mobilizar as pessoas em prol de determinadas ideias. Um exemplo disso é que um capítulo de novela, que se passava na Pinacoteca de São Paulo, foi suficiente para levar multidões a visitar uma exposição de arte de Rodin. Por isso, é importante que no cotidiano da TV seja inserida a relação com o livro. Escolher, trocar, indicar, comprar, presentear, conviver com livros e comentar livros deve fazer parte do mundo imaginário criado pelas novelas e pelos programas de entretenimento da TV, assim como faz parte do universo real das pessoas leitoras. Um pequeno esforço, uma pequena iniciativa, pode gerar um efeito benéfico imensurável à sociedade. Desse modo, com certeza teremos um mundo melhor. Estamos certos de que a TV brasileira vai aderir a essa campanha mais que oportuna e justa."
Fabiano dos Santos Piúba
Diretor de Livro, Leitura e Literatura da SAI/MinC

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu recado para a EEB Leopoldo Jacobsen!